quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cronologia: Segunda Era

Esta postagem unirá todos os principais acontecimentos em Erellon durante a Segunda Era, uma época onde os reinos e povos tomam conhecimento uns dos outros e, por consequencia disso, guerreiam entre si. Esta também foi uma era marcada pelo despertar de Ungôro, que traz seu Mestre de volta, e também pelo evento conhecido como O Abalo de Eärilmanduil. Futuramente, os fatos listados abaixo serão contados muito mais detalhadamente, incluindo diálogos e descrições das cenas mais marcantes. Segue abaixo a cronologia da Segunda Era, cuja duração foi de dois quinhentos e quinze anos.

98: Alialith renasce numa espécie híbrida, semelhante aos elfos, mas também com características de sua antiga aparência, uma águia branca.

303: Os orcs erguem Ugdûr-kalb e sua maior fortaleza, Drek'Thar, nas Montanhas Geladas.

415: Shoragash é acidentalmente despertado de seu sono pelos orcs, nas Montanhas Geladas e ataca Drek'Thar, em seguida voa rumo ao extremo Norte.

416: Shoragash chega ao seu destino: o Lar dos Dragões, onde seus irmãos e irmãs estavam adormecidos, e os acorda.

A Fúria de Shoragash, obra de 663 SE,
de Vondél.
437: Os dragões atacam Carvalho do Leste, uma pequena cidade habitada por humanos. Eles também realizam outros ataques à outras cidades, sendo eternamente odiados pelos humanos.

480: Forgorbash, o Dragão das Selvas, situa-se na Selva de Forgorbash, que ganhou esse nome pois serviu de moradia a ele por muitos séculos.

511: Rei Teremas, Senhor dos Cavaleiros, é eleito e dá origem ao reino de Teremas, a primeira nação humana de que se têm registro.

592: Morte do Rei Teremas, aos 202 anos de idade e 81 de reinado. A coroa vai para seu filho, Teremas II.

648: Os kelesethi atravessam o Desfiladeiro da Raíz Escura após ganharem a permissão dos orcs, que receberam em troca uma grande quantidade de ouro e metal negro, acredita-se que os kelesethi também exigiram alguns escravos orcs.

649: Alialith avista os kelesethi. Dias depois, avisa o Senhor dos Cavaleiros que o perigo se aproximava.

651: Príncipe Teremas III cavalga velozmente pelos campos de Amonshel, indo na direção da cidade e gritando a famosa frase: "O Inimigo está chegando! O Inimigo está chegando!", depois de ver o exército colossal dos kelesethi no horizonte. Inicia-se a Guerra dos Campos Verdejantes, pois a grande maioria de suas batalhas foram travadas nos campos que cercam o território de Amonshel.

657: Morte do Rei Teremas II na Batalha do Riacho Vermelho, com 89 anos de idade. A coroa é passada para Teremas III.

664: Morte de Anub'Nezar e Teremas IV, filho mais jovem do Rei Teremas III, na Segunda Batalha do Riacho Vermelho. Após a morte de Anub'Nezar, os kelesethi retornam para as Montanhas Negras, jurando vingança contra os humanos, porém, não conseguiriam cumprir este juramento.

713: Os orcs cruzam espécies lupinas dos tipos mais ferozes umas com as outras e criam os dûrgs, lobos gigantes e muito perigosos, conhecidos entre os outros povos como urioldúr (do élfico, uri + oldúr).
A Selva de Forgorbash, obra de 1204 SE,
de Naedus.

1120: O caçador Varagor, a aventureira Thalemma e o estudioso Rilmalas iniciam sua jornada à procura de dragões.

1125: O trio de caçadores de dragões (mencionados acima) encontram Forgorbash em sua Selva e o matam, cortando sua cabeça e levando-a de volta para Carvalho do Leste como um tófeu. Nesta mesma data Shoragash ameaça o rei dos Montes Eonar, o anão Monbraduk, filho de Monbrades.

1128: Shoragash e Maldogosh quebram as defesas anãs e invadem os Montes Eonar, roubando muitos tesouros dos anões, além de assassinar o Rei-dos-Montes Monbradúk, e deixando seu filho Mondabradék gravemente ferido.

1221: Maldogosh retorna aos Montes Eonar e tem um de seus chifres cortados por Mondabradék, que o guardará como troféu pelo resto de sua vida e irá passá-lo para seus filhos. Apesar disso, o filho do antigo Rei-dos-Montes Monbradúk é obrigado a recuar, deixando o Salão Prateado dos Anões e todas as preciosidades contidas nele sob posse do dragão Maldogosh.

1623: Os minotauros saem das terras desérticas de Umírahan, no extremo sul de Erallon e invadem Teremas através de Relvado, chegando ao vilarejo de Illidan onde, segundo a lenda, uma garotinha lhes oferece uma maçã, tendo como resposta um ataque brutal dos minotauros, que cortaram e esmagaram brutalmente camponeses desarmados. Eles realizam muitos outros ataques e dominam toda a região de Relvado..

1625: É fundada a Resistência de Garra Velha, que lutaria contra os minotauros.

1629: Os minotauros são expulsos na Batalha da Ferradura e assim retornam para Umírahan, onde reinaram sob as espécies menores e menos poderosas por muitos anos, porém, suas forças nunca mais invadiriam as terras verdes ao Norte.

Invasão dos Domínios Élficos, obra de 1779 SE,
de Elvóndel.
1750: Os orcs invadem os domínios élficos pelas Colinas Ventosas, dando início à Guerra do Silêncio. Amaríl, o Senhor das Florestas e marido de Gladriendra, usa Eärilmanduil para criar um globo de proteção em volta de Casadelfos.

1788: Fim da Guerra do Silêncio, com a vitória dos elfos, que receberam apoio de Teremas. O globo de proteção criado por Eärilmanduil é desfeito por Amaríl. A Árvore Branca fica muito fraca e seu brilho se apaga, tornando-se cinza e contorcida graças à quantidade de sangue derramado nas florestas puras dos elfos, deixando a própria Eärilmanduil abalada e sem vontade de viver.

1804: Nasce o reino de Isenor, no leste de Erellon, tendo como primeiro governante o Rei Astelihar.

1820: Com a morte de Astelihar, todos os seus três filhos, já maiores de idade (de acordo com os padrões da época), dividiram Isenor em três novos reinos: Arasinya, a Leste, Amilmandra, a Oeste, e Mumali, ao Sul.

1821-2500: Estes anos foram "tranquilos", sem novas guerras e grandes acontecimentos além do desaparecimento repentino dos dragões.

2501: Amilmandra e Arasinya declaram guerra, devido à problemas passados. Mumali permanece neutro.

2510: Exploradores mumalianos descobrem a toca de Ungôro, despertando-a. Ungôro assassina os exploradores e inicia uma longa viagem de volta para a Profundidade, sem saber que esta havia se tornado a prisão de seu Mestre.

2515: Ungôro, por ser uma monstruosidade dotada de poderes mágicos, quebra o selo de Eärilmanduil (que estava muito mais frágil devido à morte da Árvore Branca) sobre os portões da prisão de Lozagon, e o liberta. Este é o fim da Segunda Era, com o retorno da Força das Trevas para a superfície, embora seus poderes estejam imensamente reduzidos.

Curiosidades da Segunda Era:
→ Lómyndil, um famoso elfo pintor da Primeira e Segunda Eras, morreu durante a Invasão dos Domínios Élficos, com 2985 anos de idade.
→ Varagor e Thalemma morreram na Selva de Forgorbash, minutos depois de cortarem a cabeça do dragão, devido aos ferimentos causados pelo mesmo, Rilmalas foi quem levou a cabeça da criatura para Carvalho do Leste, mas conforme os anos foram passando a história foi se alterando.
→ Na Batalha da Ferradura, milhares de humanos morreram e apenas uma pequena porcentagem deles voltaram para suas casas, sendo que contavam com um exército três vezes maior do que o dos minotauros.
→ Astelihar era herdeiro do trono de Teremas, mas preferiu recusar e dar início a um novo reino no Leste, sendo seguido por mais de dois mil soldados e camponeses que apoiavam a ideia.
→ "Mumali" é o nome de uma flor muito bonita encontrada no reino Mumali, o que deu origem ao nome.

2 comentários:

  1. Excelente, nobre Senhor das Forjas!

    Realmente muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, meu caro Odin. Seus comentários são sempre bem vindos =D

    ResponderExcluir